Patrícia Lopes é pianista e compositora brasileira, e iniciou seus estudos de piano aos 6 anos de idade em Londres, cidade onde nasceu. Suas mais recentes composições são o ciclo de canções O feminino em Pessoa inspirado em poesias de Fernando Pessoa e escrito para voz e ensemble, e o ciclo de composições instrumentais Jardim das Flores inspirado por temas florais para ensemble de madeiras e cordas. O concerto O feminino em Pessoa foi apresentado no Seeds::Brooklyn em Nova Iorque em outubro de 2015, onde o espetáculo teve sua estreia e contou com a participação especial do saxofonista e compositor Ohad Talmor. Em dezembro do mesmo ano, o concerto foi apresentado pelo Ensemble OCAM (Orquestra de Câmara da ECA/USP) na Sala Itaú Cultural. A pianista também apresentou este concerto em Portugal em outubro de 2017, no Festival de Jazz de Caldas da Rainha e na Casa da América Latina de Lisboa com participação especial da violista Lyda Chen Argerich.
Em janeiro de 2018 a pianista lançou o álbum deste ciclo de canções e contou com a participação de renomadas cantoras e músicos do cenário musical paulista e também da cantora portuguesa Sofia Vitória. Este álbum está hoje nas principais plataformas musicais digitais e o CD físico encontra-se disponível em lugares de relevância o que inclui a Casa Fernando Pessoa de Lisboa.
Patricia Lopes foi vencedora, em 2020, do prêmio de composição pelo LunArt Festival em Madison, EUA, com o ciclo de canções O feminino em Pessoa. O vídeo da canção Tenho Tanto Sentimento, que compõe este ciclo, também foi premiado pela Music and Stars Awards, vídeo este realizado pelo cineasta português João Vasco.
A pianista, que concluiu o curso de Doutorado sobre o universo musical de Tom Jobim na Universidade de São Paulo (USP), apresentou em 2016, ao lado de Dori Caymmi e a Orquestra de Câmara da ECA/USP a canção Matita Perê (1973) de Tom Jobim e Paulo Cesar Pinheiro, sob direção artística do maestro Gil Jardim. Ao longo de sua formação, Patricia Lopes estudou com a concertista Linda Bustani e concluiu o Mestrado em Composição Musical na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação da compositora Marisa Rezende.