Patrícia Lopes é pianista e compositora brasileira, e iniciou seus estudos de piano aos 6 anos de idade em Londres, cidade onde nasceu.  Suas mais recentes composições são o ciclo de canções O feminino em Pessoa inspirado em poesias de Fernando Pessoa e escrito para voz e ensemble, e o ciclo de composições instrumentais Jardim das Flores inspirado por temas florais para ensemble de madeiras e cordas. O concerto O feminino em Pessoa foi apresentado no Seeds::Brooklyn em Nova Iorque em outubro de 2015, onde o espetáculo teve sua estreia e contou com a participação especial do saxofonista e compositor Ohad Talmor. Em dezembro do mesmo ano, o concerto foi apresentado pelo Ensemble OCAM (Orquestra de Câmara da ECA/USP) na Sala Itaú Cultural.  A pianista também apresentou este concerto em Portugal em outubro de 2017, no Festival de Jazz de Caldas da Rainha e na Casa da América Latina de Lisboa com participação especial da violista Lyda Chen Argerich.

 

Em janeiro de 2018 a pianista lançou o álbum deste ciclo de canções e contou com a participação de renomadas cantoras e músicos do cenário musical paulista e também da cantora portuguesa Sofia Vitória. Este álbum está hoje nas principais plataformas musicais digitais e o CD físico encontra-se disponível em lugares de relevância o que inclui a Casa Fernando Pessoa de Lisboa.

 

Patricia Lopes foi vencedora, em 2020, do prêmio de composição pelo LunArt Festival em Madison, EUA, com o ciclo de canções O feminino em Pessoa. O vídeo da canção Tenho Tanto Sentimento, que compõe este ciclo, também foi premiado pela Music and Stars Awards, vídeo este realizado pelo cineasta português João Vasco.

 

A pianista, que concluiu o curso de Doutorado sobre o universo musical de Tom Jobim na Universidade de São Paulo (USP), apresentou em 2016, ao lado de Dori Caymmi e a Orquestra de Câmara da ECA/USP a canção Matita Perê (1973) de Tom Jobim e Paulo Cesar Pinheiro, sob direção artística do maestro Gil Jardim. Ao longo de sua formação, Patricia Lopes estudou com a concertista Linda Bustani e concluiu o Mestrado em Composição Musical na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação da compositora Marisa Rezende.

O feminino em Pessoa

Clique para saber mais sobre o espetáculo musical.

“Eu próprio acharia graça, se não a amasse tanto, e se tivesse tempo para pensar em outra coisa que não fosse no sofrimento que tem prazer em causar-me sem que eu, a não ser por amá-la, o tenha merecido.”

Carta para Ophélia Queiroz, única namorada conhecida de Fernando Pessoa. Escrita pelo poeta em 1 Março de 1920.

Músicos convidados

Conheça os convidados para participar do espetáculo.

QUEM TE DISSE

Patrícia Lopes Quarteto

TENHO TANTO SENTIMENTO

Patrícia Lopes Quarteto

JÁ NÃO SEI ANDAR SÓ PELOS CAMINHOS

Patrícia Lopes Quarteto

O FEMININO EM PESSOA

Voz e Ensemble | OCAM Making Of

Fotos & Vídeos

Clique para ver a galeria de fotos e vídeos do espetáculo O feminino em Pessoa.

square_01

square_02

square_05

square_06

Contato

Para mais informações, por favor entre em contato.

Lisboa, Portugal / São Paulo, Brasil

contato@patricialopes.net

Para receber as datas dos shows, envie nome e email para: contato@patricialopes.net